Horário: Seg a Sex - 07 às 17h

Blog

Outubro Rosa alerta sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

O mês de outubro é na cor rosa para conscientizar a população sobre a importância de prevenir ou diagnosticar precocemente o câncer de mama. Esse é o tipo de neoplasia que mais atinge mulheres e a quinta maior causa de mortes no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

As causas do câncer de mama ainda não estão totalmente definidas, portanto, fala-se em fatores de risco. Idade avançada, predisposição genética, histórico familiar, problemas hormonais e estilo de vida estão entre esses fatores que são considerados de risco para o desenvolvimento do câncer de mama.

Diante dessa realidade, o autoexame é uma forma de prevenção. Por meio do autoexame, a mulher consegue detectar anomalias como caroços, alterações na pele, secreções em estágios iniciais, o que ajuda a diagnosticar a doença de modo precoce. O câncer de mama é uma doença grave e com altas taxas de mortalidade. Quanto mais cedo detectado, maiores são as chances de tratamento e de cura.

Além do autoexame, a mamografia é um exame fundamental para o diagnóstico do câncer de mama e deve ser feita anualmente por mulheres com 40 anos ou mais. No entanto, em mulheres que possuem histórico familiar de câncer de mama, o acompanhamento pode ser iniciado mais cedo. Isso depende da avaliação do médico.

Os hábitos de vida também são apontados como formas de prevenção. Por isso, é importante ter uma dieta saudável rica em frutas, hortaliças e fibras. Evite o tabagismo e pratique regularmente exercícios físicos.

Além desses cuidados, ajude outras mulheres. Dissemine informações sobre a importância prevenção e cuidados com a saúde.

Top