Horário: Seg a Sex - 07 às 17h

Blog

Por que não é indicado que crianças consumam café

Na sua casa, os pequenos também ficam interessados pelo delicioso aroma do café? Pois saiba que uma das poucas contraindicações da nossa bebida preferida é o consumo por crianças pequenas.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Ministério da Saúde recomendam que o café seja ofertado somente após os cinco anos de idade.

A partir dos seis anos, é liberado, mas orienta-se que seja coado e misturado ao leite. O limite máximo é de 45mg de cafeína por dia, o equivalente a meia xícara.

O ideal é sempre combinar 3/4 de leite para 1/4 de café, pois assim os pequenos estarão ingerindo menos cafeína e mais cálcio e zinco.

Exagerar no consumo pode transformar os benefícios do café em problemas. Além de agitação e dores no estômago, pode atrapalhar a absorção de ferro e levar à anemia.

Medida certa traz benefícios

Apesar de a cafeína ser a substância mais conhecida do café, ela não é a única. O grão contém ainda antioxidantes, minerais e vitaminas.

Um de seus benefícios é estimular o cérebro e a memória. Incluir a bebida no café da manhã pode ajudar a deixar a criança mais desperta na hora da escola, por exemplo.

Por isso, se o seu filho adora café, lembre-se de ofertar somente no período matutino. E não se esqueça da quantidade: não mais que uma xícara!

No entanto, os efeitos da cafeína sobre o organismo são individuais: algumas pessoas podem tomar café antes de dormir e ter uma ótima noite, enquanto outras terão insônia.

Observe sempre o comportamento da sua criança. Caso ela não apresente nenhuma mudança, como agitação ou irritabilidade, não terá problemas em participar de um café da tarde com a família.

Melhor fase para consumir

A fase em que a bebida mais traz benefícios é no final da adolescência. É quando o sistema nervoso central está no final da sua formação.

Quando consumido na hora e na medida certas, pode ser um grande aliado do foco e da atenção.

Além disso, pesquisas recentes mostram o efeito positivo no tratamento da esteatose hepática, que é o acúmulo de gordura nas células do fígado.

Top