Horário: Seg a Sex - 07 às 17h

Blog

Segundo pesquisas, café é aliado da prevenção do câncer de próstata

 

Novembro, o Brasil e vários países do mundo promoveram a campanha “Novembro Azul” que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Segundo a ciência, o café pode ser um grande aliado da prevenção desse tipo de câncer além dos tumores de mamas e intestinos. De acordo com um estudo norueguês que contou com a participação de 234 homens voluntários, com faixas etárias de 20 a 69, há evidências que os homens que consomem café filtrado ou coado regularmente, possuem menores chances de desenvolver câncer de próstata.

De acordo com os cientistas, ainda não há conhecimento sobre o mecanismo biológico que atua nesse tipo de proteção. No entanto, sabe-se que o café é uma bebida rica em substâncias antioxidantes, ou seja, que ajudam no combate ao estresse oxidativo que é responsável pelo dano às células e que pode causar doenças como o câncer.

O câncer de próstata é uma doença grave e é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), há estimativas de 65.840 novos casos para este ano. O índice de mortes por esse tumor chega as 15 mil por ano.

Nos estágios iniciais, o câncer de próstata pode ser assintomático, dificultando o diagnóstico e as chances de cura. Os pacientes sintomáticos podem apresentar: dificuldade em iniciar e manter um fluxo constante de urina, fluxo urinário fraco, micção excessiva durante a noite, micção frequente, retenção urinária ou vontade de urinar e incontinência.

A partir dos 50 anos é indicado que comece a ser feito o acompanhamento e rastreio do câncer de próstata. A prevenção inclui exames de rotina, estilo de vida saudável e prática de atividades físicas.

Top