Horário: Seg a Sex - 07 às 17h

Blog

O turismo em Ouroeste

O Turismo de Ouroeste é diversificado e com características únicas, motivos que levaram a cidade, recentemente, a receber o título de Município de Interesse Turístico pelo Governo do Estado de São Paulo. Um estudo recente mapeou diversos atrativos, com características únicas no Brasil. Geoturismo e Ecoturismo: Ouroeste é a última cidade do Estado de São Paulo nesta região, fronteira com Iturama, cidade mineira. O rio Grande é o grande atrativo natural que neste ponto está em sua melhor forma. As formações geológicas do basalto originário de lava vulcânica, a calha do rio, as ilhas que se formam no local, as corredeiras, cachoeiras, o Morro do Arara, os sítios arqueológicos, a pesca, proporcionam um conjunto em potencial para colocar o município como  importante destino turístico. Conhecida como cidade das cachoeiras, em Ouroeste podem ser encontradas três quedas d’água de tamanha beleza. A Cachoeira da Jandaia deságua no reservatório da usina proporcionando um encontro singular com esta maravilha da engenharia. Já a Cachoeira do Veloso possui um complexo de quedas de vários tamanhos criando um cenário natural exclusivo em um raio de aproximadamente
200 km. 

Turismo de pesca: O município fica às margens do farto Rio Grande, o que favorece a pesca nas margens ou 00embarcado. 

Turismo de Estudos, Intercâmbio e Turismo Cultural: Após identificada a existência arqueológica no município, foram catalogados 25 sítios arqueológicos. A pesquisa e a escavação por pesquisadores do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) e MAE/USP (Museu Arqueológico e Etnológico da Universidade de São Paulo, deu origem ao Museu Água Vermelha, local onde estão guardados e dispostos para visitação os artefatos, pesquisa que documenta a escavação e todo o processo de salvamento das ossadas e material lítico milenar das populações que habitaram as margens do Rio Grande. O município, por meio  do Museu Arqueológico Água Vermelha, mantém parceria com instituições de ensino como USP, universidades regionais, pesquisadores e escolas que levavam seus alunos para se aventurar pela história das civilizações paulistas. 

Turismo de Aventura: O visitante pode se aventurar pelas trilhas na mata que dão acesso aos sítios arqueológicos. Ao passar por formações rochosas poderá entender a geologia e a relação da ocupação do espaço pelas primeiras populações que chegaram a esta parte do Rio Grande. Estudasse a possibilidade da construção de uma tirolesa, estações de arvorismo e prática de esportes radicais como rapel e canoagem. 

Turismo Rural: Pertence ao território municipal o povoado de Arabá, localizado a aproximadamente 18 km de Ouroeste, e com acesso privilegiado à Ponte Ferroviária, ao Pantaninho (área alagada com paisagem semelhante ao Pantanal), ao Rio Grande e às corredeiras do Ribeirão Santa Rita. O caminho até o povoado leva ainda a estradas rurais e fazendas cuja atividade principal é a citricultura. Outro local que apresenta potencial de turismo rural é a Comunidade do Formoso. Lá acontece a maior Festa de Reis da região. São dois dias de festa que atraem um público de 2 mil pessoas. São  oferecidas comidas típicas, apresentações musicais típicas com as Companhias de Reis em uma estrutura para recepcionar os visitantes da cidade e região. 

Museu Arqueológico “Água Vermelha” Localizado no centro da cidade de Ouroeste, é considerado pelo IPHAN instituição museológica única da 8ª Região Administrativa de São José do Rio Preto. É equipado com infraestrutura completa para acondicionamento do acervo arqueológico e recebimento de visitantes e pesquisadores. O museu dispõe de acessibilidade, como rampas e banheiro adaptados, auditório multimídia, reserva técnica e área de expografia climatizada, laboratório de expografia e pesquisa, arquivo, pinacoteca e folheteria bilíngue (português e inglês). O espaço mantém uma programação permanente que contempla visitas monitoradas para escolas, universidades e pesquisadores. Recebe semanalmente visitantes da região, de diversos locais do Brasil e da América Latina.

Se estiver em Ouroeste, não deixe de participar

Janeiro: Folia de Santos Reis na Comunidade do Formoso

Fevereiro: Carnafolia

Março: Motocross

Junho: Arraial de Ouro

Agosto: Festival da Mandioca

Setembro: Festa do Peão de Ouroeste

Dezembro: Festividades de Final de Ano

Você conhece tudo sobre a cidade no link: https://www.ouroeste.sp.gov.br/

Top