Horário: Seg a Sex - 07 às 17h

Blog

O turismo em Pedranópolis

Pedranópolis tem um grande potencial hídrico e grande território rochoso formado por basalto, fato que influenciou na criação do nome da cidade. Pelo seu território, passam o Rio Marinheiro, Ribeirão das Pedras, Córrego do Bonito, Ribeirão do Cervo, Ribeirão Angico e Córrego Forte, favorecendo a formação de corredeiras e cachoeiras ao longo dos cursos d’água. A junção de todos esses rios forma a Praia do Aguão, que deságua no Rio Grande. A fauna e a flora são abundantes, existem matas nativas preservadas ciliares aos rios com espécies como Aroeira, Cedro, Angico, Jatobá, Marmeleiro, Veludo, Palmeira, Macaúba, Bacuri e Espeteiro. Importantes elementos que favorecem a prática de ecoturismo, geoturismo, turismo rural, turismo de contemplação, turismo náutico e esportes radicais como o boiacross, cicloturismo, rafting e trekking na mata. Outra modalidade em desenvolvimento é o trekking da pedra. São circuitos onde o turista caminha pelo curso dos rios de águas cristalinas composto de leito raso e rochoso com 100% de rocha basalto. Apesar de ser uma cidade de pequeno porte, Pedranópolis está a 13 km de Fernandópolis, grande centro comercial com mais de 70 mil habitantes; 31 km de Votuporanga, com 95 mil habitantes. Para lazer e entretenimento há uma praia de água doce construída às margens do Ribeirão Marinheiro pertencente ao Distrito de Santa Isabel do Marinheiro. O local está em fase final de remodelação com recursos do FID – Fundo de Interesses Difusos, etapa que inclui a construção de um Centro de Eventos e Receptivo e um programa de educação ambiental. Será um destino turístico de referência para a região.

A Praia Municipal, após a conclusão da obra, contará com estrutura composta por 8 quiosques, 6 chalés, restaurante/lanchonete, pistas de caminhada, gramado para camping, rampa náutica para embarque
e desembarque de transportes náuticos e arborização. Próximo ao complexo está a área de ranchos em uma
avenida pavimentada oferecendo também a possibilidade 
de locação para temporada. Na área urbana, o município possui uma completa área e lazer de uso público composta por três piscinas, quadra coberta, restaurante, campo de bocha, estádio municipal com arquibancada coberta, academia da saúde e minicampo de futebol society. Para realização de grandes eventos, conta com com estrutura de palco fixo coberto, localizado na praça central da cidade. Nesse palco são realizados shows e atividades culturais como pré-carnaval e o show da virada. Outro importante espaço é o recinto de eventos com capacidade para 6 mil pessoas. No local é realizada todos os anos a tradicional Festa do Peão. Em 2017, recebeu um público de 15 mil pessoas, da cidade e região em três dias de evento.

Outro importante atrativo que está sendo revitalizado é o Bosque dos Eucaliptos. Está localizado
numa área total de 9.830 m². O maior parque do gênero da região com churrasqueiras, playground, quiosques e pistas de caminhada. Todos os anos o local sedia a famosa Cavalgada dos Amigos, com um almoço típico tropeiro, queima do alho, que reúne centenas de cavaleiros. Pedranópolis uniu-se a outros municípios de interesse turístico para formação da mais nova Região Turística do Noroeste Paulista denominada ‘‘Maravilhas do Rio Grande”, que antes era formada apenas pela Região dos Grandes Lagos. Atualmente têm-se trabalhado também no projeto que visa tornar o município num Centro Receptivo, tendo ainda como atração turística, passeios nas pedreiras, cachoeiras, corredeiras dos rios existentes e que estão muito próximos aos dois distritos rurais do município, sendo Santa Izabel do Marinheiro e Dulcelina, que por si só já são importantes atrativos pela sua beleza bucólica.

Esses locais serão diretamente beneficiados pelo turismo. O acesso para os atrativos tem como rota os vilarejos, que funcionam como ponto de apoio, fornecimento de serviços, venda de produtos como doces, queijo, hortaliças, refeições, bebidas e demais utensílios para quem busca tranquilidade e uma alimentação mais saudável.

Se estiver em Pedranópolis, não deixe de participar

Janeiro: Pré-Carnaval

Março: Quermesse

Junho:
Festa Junina
Copa Futebol Amador
Show e Queima de Fogos

Julho:
Quermesse – Distrito de Santa Izabel
Cavalgada
Festa Julina

Agosto:
Quermesse
Festa Do Peão
Cavalgada

Novembro: Feira de Negócio

Dezembro: Show da Virada

Tudo de Pedranópolis você confere em http://www.pedranopolis.sp.gov.br/index

Top